O segundo dia de Congresso foi iniciado com Fernando Costa de Queiroz, Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém, convidando Comandantes e Representantes de Instituições Guardas Municipais a se apresentarem; na sequência, ele palestrou sobre Planejamento e Gestão Estratégica - "Estudo de caso na Guarda Municipal de Belém", no auditório do Hangar Centro de Convenções da Amazônia (Foto de Fernando Costa: Agência Belem).


Após um breve intervalo, o Sargento Diógenes Berthes Silva, presidente do PDS-RS, representando o Presidente Nacional do Partido da Defesa Social (PDS), Washington Xavier, palestrou sobre a "Reforma da Segurança Pública" e "A Importância da Organização Política-Partidária dos Entes da Segurança".

Durante a palestra de Diógenes Berthes, em uma sala do Hangar, o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipal, Rogerio Tenente Cabral, iniciava uma reunião com comandantes e representantes de Instituições Guardas Municipais, quando a Inspetora Roseane Costa, da Guarda Municipal de Caxias/MA, interrompeu os trabalhos, para distribuir e ler uma denúncia, onde a mesma informou que Rogerio Cabral não era mais comandante de guarda municipal desde abril de 2014 (poucos meses após ter sido eleito presidente do Conselho Nacional), e que ao contrário de ter se afastado da presidência, e sem a publicação, no Diário Oficial da União, de edital de convocação dos comandantes de guardas municipais do Brasil (aproximadamente 990, segundo dados do !BGE), para Assembleia Geral, Cabral teria se reunido com alguns diretores do CNGM e aliados, durante a LAAD 2014, e alterado o Estatuto do Conselho, de forma a permanecer na presidência e prorrogar seu mandato por mais dois anos.


Após a leitura, alguns comandantes, sem entender o que estava acontecendo, começaram a questionar sobre os fatos narrados; Rogério Cabral limitou-se a entregar a denúncia ao seu assessor jurídico, informando que até as 10h00 do dia seguinte, daria um posicionamento sobre o documento. Indignada com o encaminhamento dado por Rogério Cabral, a Inspetora Roseane pediu àqueles que filmavam a reunião, para compartilhar sua denúncia nas Redes Sociais, para que todos soubessem o que estava acontecendo e tivessem a oportunidade de se manifestar.
A Inspetora Roseane contatou, por telefone, a Dra. Sandra Mara Albuquerque Bossio, que por sua vez, acionou o Guarda Civil Municipal Mauricio Domingues da Silva Naval, para que o mesmo pudesse apoiar a Inspetora em Belem.
A Inspetora Roseane contatou, por telefone, a Dra. Sandra Mara Albuquerque Bossio, que por sua vez, acionou o Guarda Civil Municipal Mauricio Domingues da Silva Naval, para que o mesmo pudesse apoiar a Inspetora em Belem.
Ao tomarem conhecimento da denúncia sobre Rogério Cabral, pelas Redes Sociais, representantes de classe, lideranças da categoria e alguns comandantes se dirigiram ao auditório, onde estava sendo iniciada a palestra sobre "Organização Institucional Federativa - Os Princípios da Lei 13.022/2014", tendo o palestrante GM Adaelson Souza dos Santos, da Guarda Municipal de Belém, cedido o espaço para a leitura da denúncia aos participantes do XXV Congresso Nacional.
![]() | ![]() |
Enquanto a Inspetora Roseane fazia a leitura de sua denúncia, Rogério Cabral adentrou o auditório, mas deixou imediatamente o local, pois começou a ser questionado pelos guardas municipais presentes. Seus aliados, no entanto, permaneceram, para dificultarem as ações que seriam tomadas a partir daquela leitura, chegando ao ponto de tentarem desligar o microfone e aparelhos de som, no que foram impedidos pelo GM José Maria Gomes de Melo, proprietário da J Som Sonorização e dos equipamentos. A exaltação dos ânimos resultou na agressão da Inspetora Roseane pelo Comandante da Guarda Municipal de Belford Roxo e membro do Conselho Nacional, Roberto Costa.
O Grupo de Ações Táticas (GAT) da Guarda Municipal de Belem, que já havia sido acionado, retirou a Inspetora Roseane Costa do local e a encaminhou para a Delegacia de Polícia do Marco, para a lavratura do boletim de ocorrência pela agressão sofrida. Na foto, o GM Celio Silva, do GAT, acompanhando a Inspetora em seu depoimento na delegacia.

Maurício Naval foi uma das lideranças que se manifestou, no auditório, após a denúncia da Inspetora Roseane, pela realização de eleições para o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional, como vinha acontecendo nos últimos 24 (vinte e quatro) Congressos (A eleição da diretoria do Conselho Nacional deveria acontecer durante o XXV Congresso em Belem, se Cabral não tivesse alterado o Estatuto - sem a publicação do edital no Diario Oficial - para permanecer na Presidência da Entidade).

Diante dos desdobramentos resultantes da denúncia da Inspetora Roseane Costa aos membros do Conselho Nacional das Guardas Municipais e demais participantes do Congresso, Rogério Cabral e seus aliados realizaram uma reunião com os Comandantes, onde André Rodrigues de Oliveira - o André da Loteria, nomeado pela Guarda Municipal de Belford Roxo, falou em defesa do Conselho Nacional e de seu presidente.


Em seguida, com a participação do Vice Presidente do Conselho, Coordenador Samuel Vicente Barcelos Nunes, da Guarda Municipal de Vila Velha/ES, e do Comandante Roberto Costa, da Guarda Municipal de Belford Roxo/RJ, foi realizada uma reunião com representantes de classe e lideranças da categoria, para acordarem um encaminhamento a ser dado à denúncia da Inspetora Roseane.
![]() | ![]() |


No final da tarde, os participantes do XXV Congresso Nacional se reuniram no auditorio para deliberarem sobre duas propostas que lhes foram encaminhadas: a primeira, pela permanência do presidente Rogério Cabral, e a segunda, pelo seu afastamento, assumindo em seu lugar o vice presidente Samuel Nunes. A maioria do plenário decidiu, por volta das 19h00, pelo afastamento do presidente Rogério Tenente Cabral.

Enquanto um grupo se reuniu para redigir a ata da reunião que decidiu pelo afastamento do presidente do Conselho Nacional, o GM Evaldo Carvalho Furtado, da Guarda Municipal de Belém, ministrou a palestra sobre "Porte da arma de fogo para as Guardas Municipais", concluindo as atividades do segundo dia do evento.


